Política

MDB de Santa Maria dá pontapé para as eleições de 2020

Jaqueline Silveira

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

O MDB, na manhã fria de sábado, reuniu suas principais lideranças da Boca do Monte para começar a discutir os rumos do partido em 2020. No seminário "Santa Maria: perspectivas de representação", foram discutidos temas acerca do pleito do ano que vem. O principal cacique da sigla, o ex-prefeito e ex-secretário da Segurança Pública Cezar Schirmer foi um dos palestrantes, abordando "O partido e o cenário político". Esse foi o primeiro encontro oficial de Schirmer com os emedebistas da cidade após ele transferir seu domicílio eleitoral para Porto Alegre, onde é cogitado para concorrer à prefeitura. Mesmo com o título, agora, na Capital, ele continua tendo influência nas decisões do MDB local.

Mulher é amarrada em cadeira enquanto casa é incendiada em Santa Maria

A sigla, comandada pela ex-vereadora e ex-secretária Magali Marques da Rocha, promoverá outros encontros semelhantes em preparação ao pleito municipal, contudo uma decisão só sairá depois da escolha da nova direção do MDB, em agosto. Nos bastidores, há especulações que haverá dois grupos disputando o controle da sigla, um é ligado a Schirmer. Esse assunto esteve em pauta em rodas de conversas durante o seminário. Os mais otimistas acreditam ainda num consenso para definir a cúpula do partido. Atualmente, há uma clara divisão em duas alas: a que está no governo Jorge Pozzobom (PSDB) e a que torce o nariz para o MDB na prefeitura.

Presenças: entre as lideranças presentes no seminário, estavam os vereadores Adelar Vargas, Bolinha, Cezar Gehm e João Kaus, os secretários da Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella, e da Saúde, Francisco Harrisson, Dr. Francisco, e os ex-secretários Tubias Calil e Antônio Carlos Lemos. Já o ex-chefe da Casa Civil e ex-secretário de Comunicação do governo Sartori Cléber Benvegnú foi palestrante.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeitura poderá usar 50% do Fundo do Meio Ambiente sem aval de conselho Anterior

Prefeitura poderá usar 50% do Fundo do Meio Ambiente sem aval de conselho

Estado propõe usar imóveis para compensar dívidas com municípios Próximo

Estado propõe usar imóveis para compensar dívidas com municípios

Política